sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Conclusão do Grupo sobre a Guerra do Vietnã

O nosso grupo, formado por André Camargo, Christian Emerson, Daniel Rocha, Gabriel de vargas, Gustavo Almeida e Matheus Leonardo, entendemos que após a guerra com a França, na década de 50, O Vietnã foi dividido em dois, o Vietnã do Norte, socialista e o vietnã do Sul, capitalista. A possibilidade de reunificação do território sob o comando de um regime socialista apavorava as pretensões políticas e econômicas das grandes nações capitalistas. O primeiro-ministro do Vietnã do Sul imp0lantou, então, uma ditadura anticomunista apoiada pelos EUA.
O conflito entre o norte e o sul começou em 1957 e alguns anos depois, em 1962, os EUA entraram na guerra. O uso de armas de última geração, armas químicas e bombas de napalm não garantiram um confronto de curta duração e a opinião pública reclamava da matança de jovens soldados por uma causa que não era reconhecida por boa parte dos estadunidenses.
Sem conseguir resolver militarmente a questão e derrotado em diversas batalhas, o governo norte-americano saiu da guerra em 1973. Mas os conflitos na região ainda perduraram por anos, configurando uma guerra civil no vietnã e o grupo comunista venceu a guerra, formando a República Socialista do Vietnã.

André, Christian, Daniel, Gabriel, Gustavo e Matheus

Um comentário: